Wednesday, October 8, 2014

Aventuras húngaras em terras lusas



Apontamento #1

Cumpridos os preliminares relativos à sua integração no contexto local do Senior Activator Program, designadamente quanto ao conjunto de atividades a realizar ao longo das três semanas da sua estadia em Portugal, os seis voluntários húngaros já puderam dedicar os últimos dias (quarta, quinta e sexta) ao trabalho “árduo” junto de três instituições eborenses: o Fórum Eugénio de Almeida, o Museu de Évora e o Banco Alimentar Contra a Fome; isto, em equipas de dois elementos cada, enquadradas por profissionais ou voluntários locais.

O fim-de-semana estava reservado para ocupações facultativas e de caráter mais lúdico-cultural.

Na sexta-feira à noite, os nossos amigos magiares escolheram usufruir de um magnífico concerto de música sacra, integrado nas XVII Jornadas Internacionais da Escola de Música da Sé de Évora.

Durante a manhã de sábado, na companhia de três congéneres portugueses, fizeram um calmo passeio pelo Jardim Público da cidade, a que se seguiu uma visita ao Mercado Municipal 1.º de Maio, incluindo uma gostosa prova de licores tradicionais numa das suas lojas de referência. Antes do almoço, ainda houve tempo para uma breve visita ao Museu do Marceneiro, cujos proprietários quiseram ofertar a cada um dos convidados uma pequena lembrança de fabrico artesanal.

Na parte da tarde, teve lugar uma visita guiada ao Enoturismo da Cartuxa que incluiu o visionamento de dois vídeos e uma excelente prova de vinhos e azeites produzidos pela Fundação Eugénio de Almeida.

Para domingo, os nossos convidados selecionaram um raide turístico à capital portuguesa, no decurso do qual tiveram a oportunidade de conhecer de perto alguns dos principais ex-líbris lisboetas: Mosteiro dos Jerónimos, Centro Cultural de Belém, entre outros.















No comments:

Post a Comment