Wednesday, May 7, 2014

Budapeste, 2014/05/06, 07h15m




Ao princípio da manhã de ontem tivemos uma reunião com o director do OKA, András, juntamente com a sua equipa.

No decurso da sua explanação, entre outras informações, referiu que até 1990, ninguém na Hungria falava de Voluntariado, por ser pouco conhecido e porque a prioridade eram as ONG’s/NGO’s. Estas recebiam dinheiro do Estado por serem geradoras de Fundos, Emprego e Desenvolvimento.

O voluntariado na Hungria só tomou forma e reconhecimento a partir de 2005, com estatuto legal e transferência de verbas para o seu desempenho.

 As Universidades impõem aos seus estudantes 50 horas de trabalho comunitário para que possam obter o Diploma e ter acesso a Benefícios Sociais.

Existem na Hungria, neste momento, mais de 100 Organizações de Voluntariado que recebem Fundos do Estado.

As Empresas contribuem, actualmente, com apoio braçal e financeiro para trabalhos de reparação em pequena escala, limpezas de florestas e quintais…

O OKA também está a colaborar para o apoio a Reformados, através de um Senior Club, o qual começou com 15 elementos e tem agora 30, sendo Aliz a sua responsável actual, que de seguida explanou o funcionamento do referido Clube de Voluntários Seniores.

No final da Reunião, foi-nos proporcionado um Sandwich Lunch, tendo a equipa portuguesa de voluntários contribuído com um Doce Regional Alentejano conhecido por “ PÃO DE RALA”.

De acordo com o Programa, a parte da tarde foi aproveitada  para descontracção no “LUCKÁCS SPA” de Budapeste, que serviu para avaliar as capacidades medicinais das águas quentes que brotam do subsolo da cidade.  







No comments:

Post a Comment