Saturday, May 10, 2014

Budapeste, 2014/05/07, 22h00m



Mergulhados em Cultura

A manhã de ontem indiciava ser bem quentinha. Não de Sol, porque estava o céu cinzento e o ar fresco, mas sim de afectos e carinhos. Que melhor presente podíamos receber?
E assim foi! Com uma visita ao Centro Cultural de Budapeste, onde fomos recebidos com toda a gentileza por dois elementos não-seniores.
Aí, além da visita guiada pelas instalações, foi-nos explicado todo o processo de actividade e abrangência do mesmo, desde 2007, data do seu início até ao presente. Como habitualmente, entre palavras claras mas amistosas, mais um coffee-break, como é apanágio dos nossos anfitriões desde que aqui chegámos (somos muito mimados aqui!). Além de todas as explicações ainda tivemos tempo de assistir a uma aula de inglês para seniores, no final da qual tivemos uns momentos para os conhecermos melhor, interagindo com eles numa aula de informática. Foi maravilhoso ver e sentir a alegria deles ao mostrarem-nos o que já faziam e os deixava muito, muito felizes.
Terminada esta visita fomos almoçar com alguns voluntários do Centro Cultural, o que nos permitiu estreitar laços e partilhar experiências. E assim foi a nossa manhã.
Iniciámos a tarde com uma visita ao Great Market Hall, onde pudemos embeber-nos na tradição húngara, tanto a nível de gastronomia como de vestuário e decoração, mas também apreciar a estética do local e a construção em si mesma, que é uma obra maravilhosa com mais de cem anos de idade.
Continuando o nosso mergulho cultural... mas, desta vez, ainda mais surpreendente visto ser um mergulho luso-húngaro, no KOSSUTH CLUB, onde decorriam as comemorações do “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura”, um evento organizado pela CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), contando resumidamente a história do cinema português, sendo a apresentação feita pelo Miguel Vieira que actualmente vive e trabalha em Viena de Áustria.
Tivemos também o prazer de encontrar nesta comemoração alguns portugueses radicados aqui e outros vindos de propósito para o evento, tal como Charlie Mancini (Pedro Costa) que musicou os filmes e, tal como nós, é português e alentejano.
Entre todos os convidados tivemos o prazer de conhecer e trocar impressões com o nosso Embaixador, José Jorge Mendes, e sua esposa, que aqui representam o nosso país. Foi uma conversa muito agradável, na qual o informámos sobre quem éramos, de onde vínhamos e o que estávamos cá a fazer.
A certa altura, fomos presenteados com um coffee-break e, no final, com um saboroso “Porto de Honra”. Na verdade, sentimo-nos muito honrados por nos ter sido proporcionada tão feliz oportunidade.
E assim foi o nosso quinto dia aqui em Budapeste... Um verdadeiro mergulho cultural.









No comments:

Post a Comment