Sunday, May 11, 2014

Pécs, 2014/05/09, 23h30m



O nosso segundo dia em Pécs começou, bem cedo, com um agradável pequeno almoço ao ar livre, no jardim fronteiro à residência em que nos encontramos.
Conforme planeado na véspera, seguiu-se uma incursão pelas artes da jardinagem, com limpeza de canteiros e plantação de flores em pequenos vasos, os quais foram depois distribuídos por diversos locais do complexo onde funciona o Centro de Voluntariado da Região de Baranya.
Após um curto período que, excepcionalmente, nos foi “concedido” para o efeito, realizámos algumas tarefas burocráticas que ontem à noite ficaram inviabilizadas por causa de uma arreliadora falha informática de carácter geral, e que entretanto foi resolvida.
Por volta das 10:30h, iniciámos uma visita à Catedral de São Pedro (lindíssima), onde pudemos contactar brevemente com um numeroso grupo de crianças que aí se encontrava acompanhado dos respectivos monitores. Foi muito gratificante ver cumprir um desígnio traçado por alguns de nós para este projecto – “fazer sorrir, pelo menos, uma criança”.
Tivemos, depois, a oportunidade de participar numa visita guiada às ruínas da primeira universidade húngara (uma das primeiras da Europa Ocidental) a qual, no séc. XIV, começou por leccionar Artes, Direito e Medicina.
Após o almoço, realizámos uma reunião de trabalho com quatro representantes da Associação que aqui nos acolhe (András, Gabi, Silvie e Eva) que nos descreveram o modo de funcionamento da mesma, e nos falaram de alguns projectos em curso como, por exemplo, uma iniciativa de largo expectro em que intervêm diversas entidades de vários países, incluindo Portugal, designada por “Lights for Global Citizenship”.
No âmbito dessa reunião de trabalho, e pela nossa parte, foi ainda possível fazer uma breve exposição sobre Portugal, o Alentejo, Évora e a Fundação Eugénio de Almeida, a qual culminou com a visualização do documentário “Alentejo – Time To Be Happy” (www.youtube.com/watch?v=9IyNsusb7Zo). Os nossos interlocutores manifestaram vivamente a sua admiração por vários aspectos do que acabavam de ver/ouvir e presentearam-nos, em contrapartida, com o visionamento de alguns vídeos promocionais sobre a cidade de Pécs e a região de Baranya (https://www.youtube.com/watch?v=uzye3z-XoLA; https://www.youtube.com/watch?v=9TtWj6250vI).
Pelas 16h, fomos convidados a visitar demoradamente um conjunto monumental conhecido por “Early Christian Memorials”, datado do séc. IV, também ele (como o centro histórico de Évora) classificado pela UNESCO como Património Mundial.
E o dia terminaria com a habitual sessão de trabalho a que nos obrigamos (quase religiosamente) antes de dormir, tendo em vista fazer chegar a Évora (e ao mundo) a nossa crónica quotidiana.
Infelizmente, o mesmo tipo de avaria informática que ontem nos havia aborrecido, voltou hoje a testar a nossa paciência… e, por isso, não pudemos cumprir o que havíamos programado.
Mas a nossa “moral” continua elevada e não será um pequeno contratempo técnico que nos fará desanimar. Amanhã, estaremos de volta!








No comments:

Post a Comment