Monday, May 19, 2014

Budapeste, 2014/05/16



Este dia revelou ser um dos mais enriquecedores, não só a nível do voluntariado que é desenvolvido na Hungria, como cultural, artística e  historicamente.
Pelas 9 horas, Kati, uma simpática voluntária do Öka, que nos revelou ser uma admiradora do “nosso” Fernando Pessoa, conduziu-nos através do bus nº 9 à Hungarian  Association for Migrants, Menédek. Aí acolheram-nos a Assistente Social Zsófi e a voluntária sénior Vera, de nacionalidade romena, advogada de profissão, que ajuda os emigrantes no processo burocrático de integração e aquisição da nacionalidade húngara.
Zsófi, com base no seguinte esquema, previamente elaborado, desenvolveu a sua magnífica explanação:
-  10h00m – Who is who?
-  10h00m – 11h00m – Speaking about Menedék
-  11h00m – 11h15m – Break
-  11h15m – 12h00m – Preparing for Sunday
Zsófi e Vera, através de uma projecção, sabiamente elaborada, transmitiram-nos informações detalhadas de como funciona e a que objectivos se propõe a Associação, com a qual nos propomos interagir com actividades  para crianças e pais imigrantes, e confeccionar os Sabores do Alentejo, de que seremos os embaixadores.
Mais tarde, juntou-se a este “meeting” um casal de cidadãos americanos, Joana e Joshua, também eles num programa de troca de experiências de voluntariado, os quais deram o seu contributo como conhecedores do seu papel de “community organizers” de que Joshua é o Diretor Executivo.
Ao meio dia chegou o András, o nosso expedito e sabedor guia turístico que nos proporcionou uma aula de história do povo húngaro, dada no Praça dos Heróis. Sempre com uma bonomia invejável, atravessámos o Budapest City Park tendo culminado com a visita às Termas Széchenyi, localizadas num dos extremos do referido Parque.
Finda esta parte mais turística do dia, regressámos à residência para nos prepararmos condignamente para uma noite na Ópera de Budapeste, sumptuosa e magnífica, onde assistimos à “Tosca” de Giacomo Puccini.
 





No comments:

Post a Comment