Wednesday, May 14, 2014

Budapeste, 2014/05/12



A Aliz veio ter connosco no início do dia a fim de nos acompanhar até às instalações do Merek (centro de reabilitação), onde funciona actualmente o ÖKA. Lá, esperava-nos um numeroso grupo de voluntários que representava o Senior Club, o qual nos foi apresentado pela voluntária Elisabete, que nos deu a conhecer as actividades do mesmo.
Seguidamente, foi projectado um excelente vídeo sobre a Hungria - “Attraction Black Light & Shadow Theatre” (www.youtube.com/watch?v=2QWG_z9076k), a que se seguiu a apresentação dos elementos da nossa equipa e respectivas experiências. Foi também projectado um powerpoint sobre Portugal, o Alentejo e a Fundação Eugénio de Almeida, comentado pelo Paes e traduzido para húngaro pela Judit, o qual foi alvo de bastante interesse pelos presentes.
A “nossa” Dulce voltou a ser mimada em virtude do seu recente aniversário.
Durante o convívio que se seguiu, houve oportunidade para nos darmos a conhecer mais alargadamente.
Da parte da tarde fomos conhecer o local e as actividades a realizar no dia seguinte: “Hungarian Museum of Trade and Tourism”, grupo de três elementos: Paes, Clara e Isabel; “Hungarian National Museum“, os restantes três: Anya, Dulce e José.
No “Hungarian Museum of Trade and Tourism” fomos recebidos pela Anikó, facilitadora do museu que nos falou sobre o mesmo. A sua história remonta a 1966 e tem uma colecção única de objectos relacionados com o comércio de toda a Hungria. Promove programas para a comunidade, dos quais destacamos concertos, teatro e actividades para crianças relacionadas com a temática do museu.
No “Hungarian National Museum “, fomos acompanhados pela Georgina (voluntária do ÖKA) e recebidos pela Elisabete, uma jovem assistente (responsável) do museu, que depois de genericamente nos apresentar a instituição e nos falar de algumas das suas principais actividades recentes, conversou demoradamente connosco a propósito das experiências de voluntariado de cada um, tendo-se mostrado muito satisfeita com a oportunidade de intercâmbio cultural veiculada por este grupo de voluntários portugueses. Esclarecidos alguns aspectos práticos relativos às condições em que a nossa colaboração irá realizar-se, ficou agendada para amanhã uma visita guiada ao espólio actualmente acessível ao público, através da qual teremos ocasião de nos familiarizar melhor com o ambiente em que iremos actuar no dia seguinte.
Ao final da tarde, ainda houve tempo para um pequeno passeio pela “city” de Budapeste, que nos permitiu um melhor entrosamento com o estilo de vida dos habitantes desta grande metrópole da Europa Central.
No regresso à residência, fizemos uma breve reunião de trabalho com duas das nossas anfitriãs (a Aliz e a Brigitt), tendo em vista afinar alguns detalhes respeitantes à programação dos dias seguintes.










No comments:

Post a Comment